quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sequência Didática – Texto “O avestruz”
(para 6º e 7º anos)

Aulas: 4 a 6

Objetivos:  Analisar o gênero literário crônica, bem como a linguagem literária impressa nele. Ativar conhecimento do mundo relacionando o assunto proposto pelo texto ao cotidiano do aluno.
.
Competência e habilidade: Leitura  e reflexão  de um gênero literário, bem como a ativação do conhecimento de mundo a partir de dados reais.

Estratégias: Levantar o conhecimento prévio sobre o animal registrando na lousa; verificar se o texto confronta ao conhecimento levantado.

Recursos: lousa, giz, xerox do texto, sulfite, lápis de cor

Avaliação: Produzir uma ilustração sobre o espaço físico que o animal vive, bem como a construção de uma produção de texto sobre como seria o convívio  deste animal com a cidade, considerando a SD como elementos fundamentais da confecção dos textos.


1- Ativação de conhecimentos prévios; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:
  • Título na lousa – checagem de hipóteses: vocês conhecem um avestruz? De onde? Onde ele vive? O que come?
  • Apresentação do texto – através do título: do que acham que se trata o texto? O que pode ser?
  • O que é uma crônica? Quais suas características?  Quais semelhanças com uma narração? Onde encontramos este tipo de texto?
  • Professor recupera informações sobre gênero crônica (características)
  • Leitura da professora para os alunos.
  •  
2- Localização de informações; comparação de informações; generalizações:
  • Pesquisar no dicionário o significado de palavras ou expressões que desconheçam
  • Sublinhar, no texto, a descrição do avestruz.
  •  
3- Produção de inferências locais; produção de inferências globais:
  • Você conhece o autor? Já leu algo sobre ele? Quando? Onde?
  • Explanação do professor sobre o autor.

4- Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura:
  • Retomada pelo professor do gênero crônica (características)
  • Pedir ao aluno para reconhecer foco narrativo, tempo, espaço, personagens, clímax, desfecho...

5- Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade:
  • Questionamentos – já assistiu filmes ou documentários sobre este animal? Quando? Onde? Depoimento das crianças
  • Apresentação do texto; “A incapacidade se ser verdadeiro” (Carlos Drummond de Andrade)

6- Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos:
·         Abrir discussões sobre: por que o garoto pediu justamente este animal? É comum crianças pedirem este presente aos pais?  Por que da sua insistência? Por que o garoto não pediu, talvez, um gato, passarinho, cachorro ou outro animal domesticável?
·         Pedir aos alunos a elaboração de um pequeno texto apresentando suas opiniões a respeito.

Referência Bibliográficas

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
PRATA, Mario. O avestruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário