domingo, 16 de junho de 2013

LEITURA E PRODUÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA LEITURA DE RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA

PÚBLICO ALVO:

7º ANO

AULAS PREVISTAS:
  • 3 AULAS -  PARA LEITURA, ANÁLISE E DISCUSSÃO DO TEXTO;
  • 1 AULA   -  PARA RETOMADA DAS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO E DISCUSSÃO SOBRE A ESTRUTURA QUE O TEXTO PRODUZIDO DEVERÁ APRESENTAR
  • 2 AULAS -  PARA RASCUNHO E REESCRITA DO RELATO
MATERIAL:

FOTOCÓPIAS DO TEXTO PARA CADA ALUNO, DICIONÁRIO, LOUSA, GIZ

OBJETIVO:

NESSE PONTO, OS ALUNOS TERÃO FEITO A LEITURA DE VÁRIOS TIPOS DE RELATOS COMO A PÁGINA DE DIÁRIO, A NOTÍCIA E A BIOGRAFIA POR EXEMPLO E O OBJETIVO É ALÉM DE MOSTRAR OUTRO TIPO DE TEXTO DO GÊNERO RELATAR  É TAMBEM DIFERENCIAR UM DO OUTRO.
SUGESTÃO: PODE SER APLICADA COMO UMA ATIVIDADE AVALIATIVA APÓS AS PRIMEIRAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DO CADERNO DO ALUNO - VOL. II

TEMA:

ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

DESENVOLVIMENTO DE PROCEDIMENTOS DE LEITURA QUE SERÃO UTILIZADOS EM TODAS AS DISCIPLINAS, PRODUÇÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA

TEXTO: MEU PRIMEIRO BEIJO

     É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
     Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
" Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
     E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
     No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
     - Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
     Mas ele continuou:
     - Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
     - A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
     Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus.
     Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
     E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
 
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
 
Produção de inferências locais; produção de inferências globais

AUTOR: ANTONIO BARRETO - (Antonio de Pádua Barreto Carvalho) nasceu em Passos (MG) em 13 de junho de 1954. Reside em Belo Horizonte desde 1973. Morou também em algumas cidades do Oriente Médio, onde trabalhou como projetista de Engenharia Civil, na construção de estradas, pontes e ferrovias. Tem vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, para obras inéditas e publicadas, nos gêneros: poesia, conto, romance e literatura infanto-juvenil. Entre eles: Prêmio Jabuti (Câmara Brasileira do Livro - três  vezes, oito vezes indicado), Bolsa Vitae de Literatura, Prêmio Remington, Bienal Nestlé de Literatura, Prêmio Minas de Cultura, Prêmio Nacional de Contos do Paraná, Prêmio “Guimarães Rosa” de romance, Prêmio “Emílio Moura” de poesia, Prêmio “Cidade de Belo Horizonte” - poesia e contos, Prêmio “João-de-Barro” de literatura infantil e juvenil , Prêmio “Carlos Drummond de Andrade” e “Manuel Bandeira” de poesia, UBE (SP), UBE (PE), UBE(RJ); Prêmio “Henriqueta Lisboa”, Prêmio “Petrobrás” de Literatura, Prêmio Nacional de Literatura/UFMG, Prêmio Bienal do Livro de BH, Prêmio Bienal Internacional do Livro de SP, Prêmios de “Leitura Altamente Recomendável” para crianças e jovens/FNLIJ-RJ, Prêmio “Tereza Martin” de Literatura, Prêmio Internacional da Paz/Poesia (ONU), Prêmio “Ezra Jack Keats” da Unesco/Unicef (EUA), Prêmios/ Obras/Catálogo do IBBY (Unesco) e Prêmios/Obras/Catálogos Bienais Internacionais do Livro de Bratislava, Barcelona, Bolonha, Frankfurt e Cidade do México. Participa também de várias antologias nacionais e estrangeiras de poesia e contos. Foi redator do Suplemento Literário do Minas Gerais, articulista e cronista do jornal Estado de Minas e da revista “Morada” (BH). Colabora com textos críticos, poemas e artigos de opinião para “El Clarín” (Buenos Aires), “Ror” (Barcelona); “Zidcht” (Frankfurt), “Somam” (Bruxelas); ” : e outros periódicos. Atualmente coordena a Coleção “Para Ler o Mundo”, da Formato Editori.

 Ativação de conhecimentos prévios; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:

ATIVIDADE ORAL

1. QUEM JÁ DEU O PRIMEIRO BEIJO? COMO FOI?

Registrar na lousa: local e idade e impressões sobre o ato na lousa para comparação posterior a leitura de até 3 relatos.

2. O QUE VOCÊ SUPÕE ESTAR ESCRITO NUM TEXTO COM O TÍTULO: MEU PRIMEIRO BEIJO?

3. ONDE E COMO VOCÊ ACHA QUE FOI O BEIJO DO TEXTO?

4. QUE IDADE VOCÊ ACHA QUE OS PERSONAGENS ENVOLVIDOS TINHAM?

5. VOCÊ ACHA QUE OS PERSONAGENS JÁ SE CONHECIAM?

6. SERÁ QUE ESSE BEIJO OCORREU DE FATO?

APÓS ESSE QUESTIONAMENTO O PROFESSOR FAZ A LEITURA E VOZ ALTA, FAZENDO PARADAS PARA CHECAGEM DE HIPÓTESES LEVANTADAS PELOS ALUNOS ATÉ A CONCLUSÃO DA LEITURA;  
Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura:

RECUPERAR CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO, FINALIDADE DO TIPO DE TEXTO E EM OCASIÕES PODERÁ SER UTILIZADO.
APÓS A LEITURA O PROFESSOR DEVERÁ ENTREGAR O TEXTO PARA OS ALUNOS.

RESPOSTA DAS QUESTÕES ABAIXO COM LEITURA SILENCIOSA E INDIVIDUALMENTE, NO CADERNO.

ATIVIDADE ESCRITA

Localização de informações; comparação de informações; generalizações:

ANTES DE INICIAR A ATIVIDADE A SEGUIR PEDIR QUE SUBLINHEM AS PALAVRAS OU EXPRESSÕES QUE TIVERAM DIFICULDADES PARA ENTENDER UTILIZANDO DICIONÁRIO PARA PESQUISA E A PARTIR DO SIGNIFICADO ASSOCIA-LOS AO SIGNIFICADO DENTRO DO TEXTO.

1. QUAL O TIPO DE NARRADOR DESSE RELATO? ELE É UM GAROTO OU UMA GAROTA? REESCREVA O TRECHO DO PRIMEIRO PARÁGRAFO QUE COMPROVA SUA RESPOSTA.

Produção de inferências locais; produção de inferências globais:

2. O QUE QUER DIZER A EXPRESSÃO CULTURA INÚTIL? QUAL A PROVÁVEL RAZÃO DE O PERSONAGEM POSSUIR ESSE APELIDO?

3. QUAL O TIPO DE TEXTO DO TRECHO DESTACADO ENTRE ASPAS?

Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos:

4. COMO O PERSONAGEM FEZ A NARRADORA ENTENDER QUE ELE QUERIA LHE DAR UM BEIJO? A QUE DISCIPLINA PERTENCE OS TERMOS UTILIZADOS PELO PERSONAGEM PARA DESCREVER O QUE ACONTECE QUANDO SE DÁ UM BEIJO? (INGLÊS, MATEMÁTICA OU CIÊNCIAS)

5. OS PERSONAGENS CONTINUARAM NAMORANDO? QUAL PARÁGRAFO COMPROVA SUA RESPOSTA?

6. QUAIS SÃO OS TERMOS UTILIZADOS PARA NOMEAR A PESSOA NA QUAL A NARRADORA DEU SEU PRIMEIRO BEIJO?

7. VOCÊ ACHA QUE É CORRETO COLOCAR APELIDO NAS PESSOAS?

8. O QUE O NARRADOR SUGERE AO DIZER QUE ESTAVAM VIRGENS NO ASSUNTO?

9. VOCÊ ACHA QUE EXISTE UMA IDADE CERTA PARA O PRIMEIRO BEIJO?

Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade:

10. HÁ ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE OS RELATOS FEITOS PELOS COLEGAS E O TEXTO LIDO?

11. CITE UM TEXTO OU FILME COM UMA HISTÓRIA PARECIDA COM ESSA.

PRODUÇÃO DE TEXTO

INDIVIDUALMENTE, PRODUZIR UM RELATO SOBRE UMA EXPERIÊNCIA COMO A VIVIDA PELOS PERSONAGENS ACIMA. ESCREVA SOBRE ALGO QUE VOCÊ NUNCA TINHA FEITO E QUE QUERIA MUITO FAZER, COMO VOCÊ SE SENTIA ANTES, DURANTE E DEPOIS DESSA EXPERIÊNCIA.

QUEM NÃO TIVER UMA EXPERIÊNCIA COMO A DO TEXTO PARA CONTAR, PODE FALAR SOBRE SUA PRIMEIRA FESTA DE ANIVERSÁRIO, UM PASSEIO OU VIAGEM QUE QUERIA MUITO FAZER.

AVALIAÇÃO:

OS ALUNOS SERÃO AVALIADOS COLETIVAMENTE DURANTE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DO TEXTO E ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL ACIMA

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BAKHTIN, M. M./VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. In:______ Balada do Primeiro Amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-136.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: ______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2011.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP. Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade. 2012.
  
PARTICIPANTES:
ENCONTRO PRESENCIAL
  • DAYSE, ANA PAULA, ANDREZA – ADIB;
  • ALESSANDRA, LEIA – REZENDE;
  • MONIQUE – TOMANIK;
  • PRISCILA – PAGIOSSI;
  • IVANI, CLAUDIA – OROZIMBO SOSTENA;
  • ELIANE – GANDRA;
  • MAGDA, SUMARA – NAPOLEÃO MAIA.

CURSO ONLINE
  • CLAUDETE GONCALVES PIRES DOS SANTOS
  • CLAUDIA DAS GRACAS FERNANDES
  • DAYSE DA SILVA MARTINS
  • DENISE OFÉLIA ALAMO DOS SANTOS

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